quarta-feira, 31 de julho de 2013

DeFalla

 DeFalla é uma banda brasileira de rock and roll formada em Porto Alegre, RS em 1984. Diz-se que foi assim batizada em homenagem ao compositor espanhol erudito Manuel de Falla (1876-1946), mas tendo em vista o senso de humor do líder Edu K e a influência direta de pós-punk do início da banda, tudo aponta para que DeFalla seja um trocadilho com a banda de Manchester The Fall. Com influências também de hard rock, rap, glam rock, heavy metal e, mais tarde, flertando com big beat, funk carioca, hardcore melódico e miami bass. A banda ficou reconhecida pelas irreverentes mudanças em suas formações, seu estilo musical e sua apresentação estética. Inseriu-se no cenário do rock inicialmente no circuito alternativo de Porto Alegre e mais tarde em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo famosas as apresentações no Circo Voador, RJ na década de 1990, onde influenciou e abriu espaço a uma geração de músicos e bandas como Pavilhão 9, Ultramen, Nação Zumbi, Pato Fu, Mamonas Assassinas, Planet Hemp e Marcelo D2.

DeFalla é o álbum de estreia da banda homônima DeFalla, lançado em 1987 pela gravadora Plug/BMG e produzido por Reinaldo B. Brito. Ainda com resquícios do pós-punk, notáveis na preocupação estética do álbum e na estrutura de algumas canções, o disco inovaria nos grooves e utilização de instrumentos não-convencionais no estúdio, além de efeitos como scratchs e beatbox, na época pouco se era usados no rock brasileiro até então.
Faltando aproximadamente um mês para as gravações do disco, o baixista Carlo Pianta deixa a banda, e por sugestão da Biba Meira são convidados Castor Daudt (guitarra) e Flávio Santos (baixo), na época integrantes do grupo Urubu-rei (banda que a própria Biba já havia participado, juntamente com o então tecladista Miranda).
Faixas
“Ferida” (Edu K, Flávio Santos, Paulo Sebem) – 2:45
“O que É Isso” (Edu K, Flávio Santos) – 4:23
“Sodomia” (Carlo Pianta, Edu K, Paulo Sebem) – 3:38
“Papaparty” (Biba Meira, Castor Daudt, Edu K, Flávio Santos) – 2:38
“Não me Mande Flores” (Castor Daudt, Flávio Santos, Luciene Adami) – 3:28
“Ideias Primais” (Biba Meira, Castor Daudt, Edu K, Flávio Santos) – 4:15
“Sobre Amanhã” (Castor Daudt, Edu K) – 4:39
“Alguma Coisa” (Antônio Meira, Carlo Pianta, Edu K) – 5:02
“Melô do Rust James” (Biba Meira, Castor Daudt, Edu K, Flávio Santos) – 3:09
“Jo Jo” (Biba Meira, Castor Daudt, Edu K, Flávio Santos) – 0:40
“I’m an Universe” (Edu K, Rodrigo Correia) – 2:14
“Tinha um Guarda na Porta” (Biba Meira, Carlo Pianta, Edu K, Paulo Sebem) – 3:19
Créditos
Edu K – vocal, guitarra, beatbox e scratch
Castor Daudt – guitarra, violão
Flávio Santos – baixo e moog
Biba Meira – bateria
Curiosidades
A canção “Trashman” foi gravada com duas baterias, uma para cada lado do estéreo. De um lado Biba Meira (baterista original) e do outro Castor Daudt (baterista/guitarrista original). Sendo lançada apenas em 1990, no álbum We Give a Shit;
“Rusty James” é personagem do filme Rumble Fish (1983) de Francis Ford Coppola.


 fonte:woodstock sound

Nenhum comentário:

Postar um comentário